Cuidar da mente quando se luta contra o cancro...
- Paula Oliveira
- 20 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021
A noção que o corpo e a mente são partes integrantes de um organismo, e que a saúde é fruto do seu equilíbrio, é a base do trabalho desenvolvido em Psico-Oncologia.
A Psico-Oncologia é uma área recente e específica da Psicologia Clínica que visa o acompanhamento psicoemocional do doente oncológico e seus familiares ao longo das diferentes fases da doença.
Atualmente, o cancro é considerado um problema de saúde pública que merece a máxima atenção. Aproximadamente 25 a 35% dos doentes com cancro apresentam sintomas clinicamente significativos de sofrimento emocional ou “distress”. Inevitavelmente o diagnóstico de cancro desencadeia mudanças significativas em diferentes dimensões de vida, nomeadamente a nível físico, psicológico, social e espiritual. Efetivamente, é um dos principais objetivos desta especialidade prevenir, avaliar e intervir em potenciais quadros clínicos frequentemente associados à doença oncológica como é o caso da depressão, da ansiedade e do sofrimento emocional. Para além disso, esta alarga a sua atuação no sentido de proporcionar a compreensão, informação e o suporte durante todo o processo da doença.
A intervenção psicológica é cada vez mais uma questão pertinente no domínio da Oncologia. Ser acompanhado por um Psicólogo neste tipo de acontecimento traz inúmeras vantagens tanto para o doente/família como para a própria eficácia do tratamento.
Comentarios